Nos dias 25,26 e 27 de novembro de 2015 as dirigentes Sindicais Onília de Souza Lopes, Joilda dos Santos e Maria José S. Ferreira (Zélia) participaram da 3ª Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT, em Fortaleza- Ceará, com a presença de dirigentes sindicais de todo o País e da América Latina, com o objetivo de discutir o momento sócio econômico e traçar diretrizes e estratégias em defesa desta que é uma das categorias mais afetadas pela conjuntura atual.
Na oportunidade, o Secretário Nacional do Comércio da UGT, José Clovis Rodrigues, chamou a atenção dos dirigentes sindicais presentes para gravidade do momento e para a necessidade de se somar forças e unir esforços em defesa dos trabalhadores comerciários de todas as regiões do país, sobretudo, por ser esta a categoria que mais sofrem as consequências de uma economia instável.
Na oportunidade, vários dirigentes tiveram a oportunidade de se manifestar, demostrando unanimidade na preocupação de se buscar adoção de medidas urgentes que possam proteger o emprego e a renda do trabalhador do comerciário.
Para Ricardo Patah, Presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores, medidas como a busca de uma data base e de um piso nacional para os trabalhadores do comércio é uma das reinvindicações essenciais da categoria, principalmente para coibir as distorções salariais praticadas, principalmente pelos grupos multinacionais que atuam em várias partes do país.
Pelo o que se ouviu nos breves discursos dos dirigentes que discursaram na abertura, as decisões e diretrizes que sairão destes três dias de Plenária em Fortaleza, devem mobilizar a categoria em busca de soluções e alternativas que visam proteger os trabalhadores do comércio, impedindo que sejam eles os maiores prejudicados quando a classe trabalhadora é “chamada” a pagar a conta do descontrole das contas públicas e da falta uma política econômica que propicie o crescimento e o desenvolvimento econômico do Brasil.