Noticias – Nosso Sindicato Trabalhando

FECOMBASE empossa eleitos para mandato 2014-2018

Captura de Tela 2014-08-12 às 10.38.00 Captura de Tela 2014-08-12 às 10.59.58

Depois de uma eleição tranquila realizada em julho, o comerciário Marcio Fatel tomou posse no último dia 07 de agosto de 2014, juntamente com a diretoria eleita da chapa única “Avançar com Unidade”, para o mandato 2014/2018 da FECOMBASE. A solenidade aconteceu no salão de eventos do restaurante do SENAC (Pelourinho) e contou com a presença de autoridades sindicais e do meio jurídico.

 

A mesa principal foi composta pela presidente do SEC de Jaguaquara e membro suplente da diretoria da FECOMBASE, Célia Maria Rezende Dáttoli, pela presidente do SEC Jacobina e Diretora Efetiva na Federação, Onília de Souza Lopes, pelo Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho, Jairo Sento-Sé, pelo presidente da CNTC, Levi Fernandes, além do presidente eleito, Marcio Fatel. O diretor 1º Secretário Adrião Barbosa leu o termo de posse antes do início da cerimônia.

 

Esteve presente também grande parte dos presidentes de diversos sindicatos comerciários da base, funcionários da entidade, além do Diretor da UGT Nacional, José Tadeu de Oliveira Castelo, do presidente da UGT-BA, Magno Lavigne e do Assessor Jurídico da CNTC Célio Rodrigues Neves.

 

“Liderar uma entidade de tamanha importância e complexidade como a FECOMBASE é sempre um desafio que se renova, o sindicalismo como um todo tem passado por verdadeiras provas de fogo nós último tempos, e é preciso muita coragem e determinação pra enfrentar isso. Com a nossa Federação não é diferente, estamos “matando um leão por dia”, mas com a ajuda de todos nossos diretores e dos sindicatos vamos continuar sempre de pé, defendendo o que é nosso direito”, declara Marcio Fatel

 

O presidente da CNTC, Levy Fernandes exaltou a última gestão da diretoria e reconheceu agradecendo pelo empenho dos comerciários da Bahia na luta em prol da regulamentação da profissão. O representante de Ministério Público do Trabalho, Jairo Sento-Sé também parabenizou a Federação e declarou respeito e empatia pela entidade, lembrando sempre a boa relação desde o primeiro contato. “É de grande importância a recondução do companheiro Marcio Fatel a presidência da FECOMBASE, entidade fundamental para a luta dos trabalhadores baianos”, declara Magno Lavigne, presidente da UGT-BA.

 

A FECOMBASE vem apostando na bandeira da valorização da profissão, desde antes mesmo da lei de regulamentação ser aprovada, pois o Presidente Marcio Fatel sempre comentou que a Regulamentação já estava próxima, era apenas uma questão de tempo, e que o movimento sindical dos comerciários já teriam que eleger imediatamente um novo foco de trabalho, que no caso deveria ser a valorização. Desde então vem promovendo encontros, seminários, congressos em que o tema é sempre recorrente. “Precisamos exaurir todas as possibilidades e ideias a esse respeito e partir pra luta”, finaliza Fatel.

 

DIRETORIA MANDATO 2014-2108

 

Para este novo pleito foram eleitos para os cargos da Diretoria Efetiva: MÁRCIO LUIZ FATEL – Diretor Presidente, ADRIÃO BARBOSA FONSECA – Diretor 1º Secretário, JOSÉ RIBEIRO DA COSTA – Diretor 2º Secretário, JOIR SOUZA SALA – Diretor 1º Tesoureiro, JOSÉ CARNEIRO DA SILVA – Diretor 2º Tesoureiro , JOSÉ CARLOS C. DE CARVALHO – Diretor de Patrimônio, MARIA EURIDÉIA MENDES – Diretora Social , ONILIA DE SOUZA LOPES – Diretora de Assuntos Culturais Orientação Sindical, DÉLCIO MENDES BARBOSA – Diretor de Assuntos Trabalhistas e Previdenciários. Para Membros Suplentes na Diretoria: CÂNDIDO FERREIRA SANTOS – MAGNOVANDA SANTANA PAIM – EDINALDO DOS REIS LIMA ELIANA SANTOS DE MELO – NILSON CERQUEIRA DE ARAÚJO – ADESON DA SILVA DE MATOS – WELLINTON BRITO DA SILVA – CÉLIA MARIA REZENDE DÁTTOLI. Membros Efetivos do Conselho Fiscal -GILSON PEREIRA NUNES – MARIA APARECIDA S. G. DE JESUS – MARIA NILDA SANTANA Membros Suplentes do Conselho Fiscal ALBERTO CARLOS R. DA CRUZ – MARIA JOSÉ DOS S. FEREIRA – RAILDO ALMEIDA SANTOS Foram eleitos como Membros Efetivos da Comissão de Ética e Disciplina: SOLINEIDE L. DOS SANTOS – EDUARDO ANTONIO F. LIMA – PAULO MANOEL V. DASILVA Para Membros Suplentes da Comissão de Ética e Disciplina: MESSIAS E ALMEIDA BRITO – ANTÔNIO TADEU SOARES CEDRAZ – IJAIL FRANCISCO AMARAL.Para Delegados Confederativos: MÁRCIO LUIZ FATEL – DÉLCIO MENDES BARBOSA, ficando na suplência: IVONE FERREIRA DA SILVA – CRISMÉLIA

___________________________________________________

PIS-PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL

O que é

O PIS é um programa criado pelo Governo Federal, que tem a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda nacional.

A quem se destina

Ao empregador do setor privado, a quem cabe providenciar o cadastramento do trabalhador admitido e que não comprove estar inscrito no PIS – Programa de Integração Social ou no PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Como funciona

O cadastramento no PIS é feito pelo empregador, na primeira admissão do trabalhador, por meio do formulário DCN – Documento de Cadastramento do NIS, que pode ser impresso na página de documentos para download. Depois disso, o empregado recebe um cartão contendo o seu número de inscrição. Esse documento permite a consulta e saques dos benefícios sociais a que o trabalhador tem direito, como FGTS e Seguro-Desemprego, por exemplo.

Serviços prestados pela CAIXA

A CAIXA, como administradora do PIS, presta os seguintes serviços:

  • Inscrição

Cadastramento de todos os trabalhadores vinculados às categorias de empregados estabelecidas por lei.

  • Pagamento de:

Quotas de participação: Valor existente nas contas individuais dos trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/PASEP até 04.10.1988, considerando o salário e o tempo de serviço. São detentores de quotas os empregados cadastrados no PIS/PASEP no período de 1971 a 4 de outubro de 1988.

Rendimentos: São os juros de 3% a.a. mais o Resultado Líquido Adicional (RLA), calculados sobre o saldo atualizado das quotas existente na conta do trabalhador, creditados anualmente.

Abono Salarial: É um benefício constitucional no valor de um salário mínimo, assegurado ao trabalhador cadastrado no PIS/PASEP, que preencher as condições legais para o seu recebimento, quais sejam:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até dois salários mínimos médios durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

___________________________________________________

Notícias do Jurídico: Depósitos do FGTS, fique atento!

 

 Em cada mês que se trabalha, a empresa precisa depositar na conta do FGTS o valor referente a 8% da remuneração do empregado, este valor não pode ser descontado do trabalhador.

 Você deve acompanhar sua conta do FGTS. A cada 3 meses a Caixa Econômica Federal envia ao trabalhador um demonstrativo, onde se pode acompanhar os depósitos feitos pela empresa, caso você não esteja recebendo, você pode atualizar seu endereço junto à instituição financeira. Além disso, você pode solicitar o extrato de sua conta.

 Acompanhar os depósitos é importante para identificar possíveis problemas, se a empresa não estiver depositando você pode questionar junto à empresa, ou até mesmo, em casos mais graves, ingressar com uma ação para que a empresa seja obrigada a fazer o depósito.

___________________________________________________

É DIRETO DO TRABALHADOR! CARTEIRA ASSINADA PARA TODOS

A Carteira de Trabalho é o documento que visa minimizar a rotatividade no mercado de trabalho, garante a segurança para o trabalhador em caso de qualquer adversidade.  Férias, 13º salário e benefícios como: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-família, licença-maternidade, etc.

  SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE JACOBINA –   LADO A LADO DO  TRABALHADOR

_________________________________________________________________________________________

 

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

Com o princípio que investir na educação vale a pena, o Sindicato dos Comerciários de Jacobina oferece cursos e palestras para os comerciários que querem investir na educação e na qualificação profissional. A competitividade faz parte do mercado de trabalho, assim, os profissionais que almejam o sucesso precisam estar à frente, em sintonia com as mudanças, tornando-se um profissional melhor, com diferencial. Aproveite a oportunidade! Confira os Cursos.

  MATRICULAS ABERTAS E VAGAS LIMITADAS

  Informática Básica

Windows –  Word  –  Excel   –  Power Point – Internet

 Palestra: Qualidade no Atendimento ao Publico

nos dias 11 e 12 em Jacobina horário noturno inscrição gratuita,

dia 13 em Miguel Calmon

dia 14 em Capim Grosso 

 Telefone para contato: (74) 3621-4177

 

_________________________________________________________________________________________

 

Idelmar Lima é reeleito a presidência do SECCG

Na posse da nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande (SECCG), o presidente reeleito, Idelmar da Mota Lima anunciou que intensificará neste ano eleitoral, um trabalho voltado para a conscientização da categoria, que só em Campo Grande são mais de 40 mil trabalhadores, para procurar eleger políticos realmente comprometidos com a classe trabalhadora de Mato Grosso do Sul. “Não dá mais para ficarmos sem representantes na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal ou no Senado”, afirmou.

 

Fonte: SECCG.

Leia mais

_________________________________________________________________________________________

Setor de serviços avançou 8,5% em 2013, revela IBGE

 

O setor de serviços brasileiro fechou o ano passado com alta acumulada de 8,5%, informou o IBGE nesta quarta-feira. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), houve avanço de 8,4% em dezembro, na comparação com igual mês de 2012. Em outubro e novembro, nessa mesma comparação, o setor havia registrado crescimento nominal de 8,8%.

 

Fonte: O Globo.

Leia mais

—————————————————————————————————————————————————————-

 

Brasil tem a 11ª conta de luz mais cara do mundo

Mesmo com o pacote de 2012 para reduzir o custo da eletricidade, o Brasil ainda tem a 11.ª tarifa mais elevada do mundo, mostra levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O valor é 8,8% superior à média de uma lista de 28 países selecionados pela entidade, que mantém uma espécie de “custômetro” da energia, permanentemente atualizado. Antes das medidas adotadas pela presidente Dilma Rousseff, o Brasil estava na quarta posição.

 

Fonte: O Estadão.

Leia mais

—————————————————————————————————————————————————————-

 

Cresce número de ações na Justiça pela mudança na correção do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) acumula um desempenho nada animador nos últimos 15 anos. De julho de 1999 a fevereiro de 2014, seu reajuste foi de 99,71%, bem abaixo da inflação no período. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), por exemplo, acumula alta de 159,24% até janeiro deste ano, o último dado disponível.

 

Fonte: O Estadão.

Leia mais

—————————————————————————————————————————————————————-

 

Defasagem na tabela do IR chega a 61,4% e atinge principalmente os mais pobres

A tabela do Imposto de Renda fechou 2013 com uma defasagem de 61,42% em relação à inflação oficial, segundo cálculos do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). Entre 1996 – quando houve o congelamento da tabela – e 2013, o IPCA acumulado foi de 206,64% contra um reajuste de 89,96% nas faixas de cobrança do tributo.

 

Fonte: O Estadão.

Leia mais

———————————————————————————————————————————————————–

 

Deprimido por pressão, gerente receberá R$ 30 mil do Itaú

O Tribunal Superior de Justiça (TST) condenou o Itaú a pagar uma indenização de 30 mil reais a um gerente bancário que teria desenvolvido depressão psicótica por pressões no trabalho. Segundo nota divulgada no site oficial do TST, o valor da indenização anteriormente havia sido fixado em 150 mil reais pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Minas Gerais, era de 150 mil reais, mas foi reduzido devido a recurso movido pelo banco.

 

Fonte: Exame.com.

Leia mais

—————————————————————————————————————————————————————

 

Comissão debate aposentadoria por invalidez com entidades de classe

A Comissão Especial da Aposentadoria por Invalidez (PEC 170/12) realiza audiência pública hoje com a participação de representantes do governo e de entidades de classe. O  relator da proposta, deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que solicitou o debate, defendeu a aposentadoria única com proventos integrais.

 

Fonte: Câmara dos Deputados.

Leia mais

—————————————————————————————————————————————————————–